TRATAMENTOS
DERMATOLÓGICOS

Acnes
A acne é dermatose crônica, comum em adolescentes, caracterizada por lesões inflamatórias, principalmente na face. É uma doença do folículo pilo sebáceo em cuja fisiopatologia interferem vários fatores como: genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes.
Alergias
Pode se manifestar como eczemas de vários tipos, erupções a medicamentos e urticária (manchas vermelhas que empolam a pele). Coçam e muitas vezes são necessários testes específicos para o esclarecimento de suas causas.
Câncer de Pele
Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele, os mais comuns são os carcinomas basocelulares (CBC), os carcinomas espinocelulares (CEC); e o melanoma cutâneo, mais perigoso dos tumores de pele. Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele, os mais comuns são os carcinomas basocelulares (CBC), os carcinomas espinocelulares (CEC); e o melanoma cutâneo, mais perigoso dos tumores de pele.

Oncologia Cutânea

O dermatologista está na linha de frente na prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento dos cânceres da pele. Os mais freqüentes são os carcinomas basocelular e espinocelular. Este profissional está apto também a detectar precocemente as pintas malignas (melanoma cutâneo).
Hanseníase
A Hanseníase, antigamente denominada Lepra, atinge endemicamente o Brasil. Caracteriza-se por manchas na pele, claras ou vermelhas, adormecidas ou esquecidas, que não transpiram ou perdem pêlos. Esta doença, hoje é curável em quase todos os aspectos.
Lúpus
O lúpus eritematoso sistêmico, a forma mais grave de lúpus, é uma doença que compromete principalmente as mulheres jovens (em idade fértil), provocando alterações em vários órgãos (pele, articulações, rins, aparelho ginecológico, pulmões, vasos, coração, entre outros). Ela surge devido ao descontrole do aparelho imunológico que promove a formação de auto-anticorpos.
Melasma
O Melasma é uma hipermelanose adquirido caracterizado pelo aparecimento de máculas acastanhados localizadas principalmente no rosto. Ocorre preferencialmente em mulheres hispânicas e asiáticas e em cerca de dez por cento dos homens.
Micoses
As micoses são infeções bastante comuns e às vezes rebeldes, de difícil cura. Trata-se de uma doença de pele causada por fungos, que nada mais são que micro organismos bem adaptados a locais quentes e úmidos. O incômodo da micose pode aparecer em qualquer parte da pele, unhas, couro cabeludo e até mesmo os pés.
Psoríase
A psoríase é uma doença crônica e tem períodos e melhora e piora que não tem relação com a idade. As lesões são placas vermelhas descamativas, delimitadas, sem número pré determinado.
Vitiligo
O vitiligo pode ser definido como uma alteração de pele caracterizada por manchas completamente brancas, de vários tamanhos, que podem se localizar em qualquer parte do corpo, inclusive nas mucosas e nos cabelos, causando sérios problemas relacionados ao convívio social e a auto-estima.